quarta-feira, 26 de março de 2014

LIBERAÇÃO PARA LEGALIZAÇÃO DE SUSPENSÃO ESTA DE VOLTA !!!

DEMORO, MAIS VOLTOU A LIBERAR, MAIS COM UM POREM....


Teve algumas alterações para legalizar, anteriormente a altura era medida da base do farol até o chão, com a alteração, a altura agora é medida do eixo ou chassi do carro até o chão contando 100mm.

Leia abaixo a informação do Diário Oficial explicando melhor.

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
RESOLUÇÃO Nº 479, DE 20 DE MARÇO DE 2014
Alterar o art. 6º da Resolução CONTRAN nº 292, de 09 de agosto de 2008,
que dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei
nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito
Brasileiro.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando das competências que lhe
conferem os incisos I e XI do art. 12 da Lei n 9.503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código
de Trânsito Brasileiro - CTB, conforme Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da
coordenação do Sistema Nacional de Trânsito - SNT;
Considerando o disposto na RESOLUÇÃO Nº 463, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2013;
Considerando o que consta do Processo nº 80001.002957/2007-02,
Considerando o que consta do Processo n° 80000.017433/2012-85, resolve:
Art. 1º Esta Resolução altera o art. 6º da Resolução CONTRAN nº 292, de 09 de agosto de
2008, que passa a ter a seguinte redação:
"Art. 6º Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e
quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos
limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao
proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.
§1º Nos veículos com PBT até 3500 kg:
I - o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.
II - A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos
verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.
III - O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando
submetido ao teste de esterçamento.
§2º Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:
I - em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois
graus a partir de uma linha horizontal.
II - A verificação do cumprimento do disposto no inciso I será feita conforme o Anexo I.
III - As dimensões de intercambiabilidade entre o caminhão trator e o rebocado devem respeitar
a norma NBR NM - ISO 1726.
IV - É vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração
e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou auto direcional.
§ 3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão
inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo - CRV e do Certificado de
Registro e Licenciamento de Veiculo - CRLV a altura livre do solo.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Site Oficial do Diário Oficial da União:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=82&data=26%2F03%2F2014

3 comentários:

  1. 10cm?! Penso que 7cm estaria de bom tamanho.. O único lado bom, pelo que entendi, é a legalização de suspensão de Rosca e Ar. Queria legalizar o meu em 6~8cm, agora que coloquei as 17" vem o problema.. Pelo visto o negócio é colocar Ar, pois especifica-se no Artigo 1º, Parágrafo ll que a altura mínima para CIRCULAÇÃO é de 10cm, ou seja, não diz nd sobre legalizar a Ar vazia menos que esta altura.. Se eu legalizar a Ar vazia a menos de 10cm e rodar de 10 pra cima não estarei fora da lei certo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, a lei intende-se por interpretação e pelo que eu tb intendi é isso mesmo.
      PARA Circulação, ou seja voce pode colocar a susp ar, e legalizar, pode rodar com o carro 0,0 mais na hora que parar em uma blitz, suba o carro para a altura dos 10 cm e ta tudo certo.. hehehe sem erro.

      Excluir
    2. Mesmo que seja 10cm com as bolsas no zero é muito simples.. Só fazer um "batente" de aço para colocar na haste do amortecedor e calçar o amortecedor qndo a bolsa zerar, assim a bolsa zera e o carro não desce quase nada. Legaliza 100%, depois só tirar o "batente" e ser feliz hehe

      Excluir